Modalidades de participação:
Apresentação oral - online
Para submeter o trabalho, os autores deverão enviar um resumo com até 300 palavras e contendo de 3 a 5 palavras-chave. As submissões que não estiverem de acordo com as normas não serão aceitas.
Modalidade de participação: Fórum - online
A seguir está disponível a programação de apresentação de trabalhos. Não há possibilidade de alterações. Destacamos que, no caso de trabalhos que tem coautor(es), na programação, consta apenas o nome do primeiro autor, conforme a inscrição. Caberá ao primeiro autor informar a seus coautores o dia e horário da programação.
Os trabalhos que não forem apresentados, independente do motivo, não farão parte da publicação do evento.
ATENÇÃO! Leia as regras de inscrição!
Para se inscrever no IV SINTEL é preciso preencher o formulário (acesso no botão INSCREVA-SE AQUI) com todos os dados requeridos.
Os que se inscreverem COM SUBMISSÃO DE TRABALHO devem indicar, no ato da inscrição:
a) o título do trabalho,
b) os autores/coautores/orientador(a) (no máximo 4 integrantes),
c) um resumo, em português, com no mínimo 150 e no máximo 250 palavras, que contemple objeto, objetivo, questão de pesquisa, fundamentação teórica, metodologia e resultados - preliminares ou finais e
d) de 3 a 5 palavras-chave.
ATENÇÃO: Os resumos de trabalhos serão avaliados pelos coordenadores do simpósio e, caso aprovados, serão indicados:
(i) ou para apresentação oral em simpósio (com duração de 10 minutos e 5 minutos para questões e comentários);
(ii) ou para apresentação em fórum de discussão de pesquisas (breve apresentação da pesquisa, no máximo 5 minutos);
(iii) ou se o resumo for reprovado, o inscrito será indicado para participação como ouvinte.
Tanto ouvinte quanto participante com apresentação de trabalho devem também escolher, no formulário, um dos minicursos oferecidos.
Simpósio 1: Linguagem e Cognição em perspectiva interdisciplinar
Profa. Dra. Renata B. Vicente (UFRPE - PROGEL) / Profa. Dra. Mônica M. Soares Santos (Univ. de Santiago - US)
Este simpósio tem como objetivo reunir pesquisas que se utilizem dos variados aparatos teóricos para o estudo de fenômenos da linguagem em interface com a cognição. A linguagem abarca um conjunto complexo de atividades comunicativas, sociais e cognitivas, levando em conta também os aspectos sociointeracionais. Apoia-se na cognição humana e na sua habilidade de utilização de símbolos linguísticos nas interações discursivas. Espera-se, com este simpósio, fomentar a discussão sobre questões teóricas, interdisciplinares e/ou de aplicação no ensino de línguas.
Simpósio 2: Linguagem e Cultura em perspectiva interdisciplinar
Prof. Dr. Marcelo Cizaurre Guirau (IFSP) e Profa. Dra. Mayra Pinto (IFSP)
Este simpósio tem por objetivo abrir espaço para discussão e diálogo com pesquisadores que realizam trabalhos em diferentes abordagens envolvendo linguagem, língua(s) e cultura(s), em estudos linguísticos, literários ou artísticos. Serão aceitos trabalhos que proponham reflexões teóricas a respeito de cultura e ensino aprendizagem de línguas, interculturalidade, estudos culturais, representações culturais, cultura na pós-modernidade, cultura e memória, identidade, cultura e sociedade, cultura e representatividade, bem como outros campos de conhecimento ou fazeres artísticos que proponham debates sobre a relação entre linguagem e cultura.
Simpósio 3: Linguagem e Literatura em perspectiva interdisciplinar
Profa. Dra. Brenda Carlos de Andrade (UFRPE) e Prof. Dr. Charles Casemiro (IFSP)
Este simpósio tem por objetivo refletir sobre as pesquisas e trabalhos voltados à análise literária, entendendo a literatura como um conjunto de discursos estéticos em linguagem verbal ou linguagem híbrida - em que ocorrem intersecções entre a literatura e outras artes -, além da relação entre a literatura e o ensino. Nesta proposição, parte-se do pressuposto de que a literatura, como um discurso estético, dialoga com outros discursos sociais e, neste sentido, sua abordagem teórica pode se dar, tanto a partir da crítica literária de diversas orientações, quanto a partir das interfaces da crítica com outras esferas do saber e da comunicação afeitas à abordagem da linguagem como discurso. Desta maneira, toma-se, neste simpósio, a literatura como um discurso estético, em que convergem múltiplas formas de expressão e múltiplos sentidos sociais que derivam da própria natureza social, histórica, dialógica e ideológica dos discursos.
Simpósio 4: Linguagem e Discurso em perspectiva interdisciplinar
Prof. Dr. Iran Ferreira de Melo (UFRPE) e Prof. Dr. Jorge Rodrigues de Souza Junior (IFSP)
Este simpósio tem por objetivo abrir espaço para discussão e diálogo com pesquisadores que realizam trabalhos em diferentes abordagens envolvendo linguagem e discurso. Serão aceitos trabalhos que proponham reflexões a respeito da Análise do Discurso, Análise de Discurso Crítica, Análise Dialógica do Discurso e práticas de leitura crítica, as relações de poder e ideologia, sujeitos e atores sociais, discurso e contexto social, prática discursiva e prática social, discurso multimodal, dialogismo, metafunções da linguagem, estudos do tema e rema, texto e contexto social, enunciado, semiótica e mudança social, linguagem e seus contextos, bem como outros campos do conhecimento que proponham debates sobre a relação entre linguagem e discurso de forma ampla para a implementação de novos olhares teóricos.
Simpósio 5: Linguagem e Ensino de Língua(s) em perspectiva interdisciplinar
Profa. Dra. Cristina Lopomo Defendi (IFSP) e Profa. Dra. Maria Beatriz Gameiro Cordeiro (IFSP)
Este simpósio objetiva apresentar e discutir pesquisas relativas ao ensino de Língua Portuguesa (LP) e/ou estrangeira (LE) que envolvam abordagens teóricas e metodológicas correlatas ao ensino. Dessa maneira, serão aceitos trabalhos que discorram sobre assuntos diversos focados na temática do ensino de LP, os quais incluem uma ampla gama de estudos, desde a formação de professores, letramentos, variação linguística, coesão e coerência a outras temáticas conexas ou discussões sobre LE. Espera-se que, com este simpósio, possam ser fomentados encaminhamentos ou propostas teórico-metodológicas que contribuam com as atividades centradas no ensino de línguas.
Simpósio 6: Linguagem e Formação de Professor em perspectiva interdisciplinar
Profa. Dra. Ivanda M. Martins Silva (UFRPE- PROGEL-PPGTEG) e Profa. Dra. Paloma P. Borba Pedrosa (UFRPE)
O objetivo principal do Simpósio Temático (ST) é discutir as múltiplas relações entre linguagem, letramentos, ensino e formação docente, considerando desafios e perspectivas na formação inicial e continuada de educadores(as). O ST busca agregar estudos que abranjam discussões, tais como: 1) práticas de linguagem, BNCC e estratégias metodológicas; 2) letramentos no contexto da cultura digital e implicações na formação docente; 3) letramento do professor; 4) experiências com práticas de letramentos de discentes; 5) linguagem e práticas pedagógicas; 6) projetos de ensino, pesquisa e extensão que abordem conexões entre linguagem e formação docente. A partir de reflexões dialógicas e polifônicas, com foco em abordagens inter/transdisciplinares, pretende-se fazer emergir pesquisas, experiências e práticas produtivas nos campos da linguagem e da formação de professores.